Field Marketing ou Marketing de campo

Field Marketing ou Marketing de campo

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Por um longo tempo, a orientação estratégica do marketing seguia a visão da indústria, onde, após esse período se descobriu o mundo dos serviços e mais recentemente o varejo, que define um novo posicionamento dos profissionais. A centralização entre a visão do produtor e a expectativa do cliente consumidor abre uma nova perspectiva: Field marketing ou marketing de campo.

O novo modelo busca a criação de estratégias no ponto de venda, integrando tecnologias, indicadores de desempenho e a expertise de profissionais, garantindo uma execução mais eficaz e o aumento da presença das marcas nos pontos de venda.

A entrega dos resultados é mais consistente e trabalha com metas compartilhadas, entre a indústria e o canal de distribuição. As ações táticas de promoção de vendas e merchandising somam esforços às equipes de promotores, com uma estratégia de campo consistente e comprometida com o retorno dos investimentos realizados (ROI).

O Field marketing envolve o trabalho de se conectar com o mercado e compreende todas as atividades de marketing que facilitem a aproximação com o consumidor. Como área de atuação a ferramenta é utilizada em diversos segmentos de mercado e de atividades, onde os clientes estão fisicamente presentes, como alimentação, bebidas, saúde, produtos de beleza, bens domésticos, dispositivos móveis e eletrônicos.

Um dos principais objetivos do Field marketing é identificar argumentos e diferenciais que estimulem o impulso de compra e a análise criteriosa de fluxos de clientes, o aumento de conversão, o perfil dos consumidores, a análise dos esforços de comunicação e a otimização de espaços e mídias.

Como atividades do gerente de campo ou “Field marketing manager” espera-se a capacidade de planejar ações, saber avaliar resultados de forma objetiva, coordenar ações com fornecedores, saber treinar equipes de vendas, criar ações promocionais de alto impacto e oferecer relatórios mercadológicos com indicadores de resultado e de comportamentos.

O marketing de campo ou Field marketing requer habilidades de comunicação persuasiva para os profissionais para envolver os consumidores em um nível pessoal, bem como profundo conhecimento de gerenciamento de categoria, participação de mercado, merchandising, margens de contribuição, trade marketing e de gestão operacional dos pontos de venda.

Inicia-se uma nova frente de trabalho para quem se identifica com resultados, velocidade e giro no ponto de venda.

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About The Author

Edison Talarico
Consultor especialista em estratégias de marketing comercial

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